PANCs

Como o nome já diz, as PANCs são Plantas Alimentícias Não Convencionais, para muitas pessoas, ou em muitas regiões, elas podem ser plantas comuns, que todo mundo conhece e ouve falar. O que vem sendo feito nos últimos tempos, é que o potencial nutritivo e alimentício delas vem sendo mais aproveitado.

Vou dar dois exemplos de comidas típicas regionais que utilizam PANCs em pratos típicos antes mesmo da expressão existir:

  • Como uma boa goiana, o arroz com pequi sempre esteve presente nos almoços de família. Época de pequi é querida e esperada pelos goianos. A fruta é aquele esquema: ou se ama, ou se odeia, afinal, o gosto é intenso e peculiar. Sempre que alguém vai comer pequi pela primeira vez, é importante avisar: é para roer, não morder, pois possui muitos espinhos em sua segunda camada. Agora vamos voltar ao foco: o pequi é considerado uma PANC, por ser extremamente nutritivo e não convencional fora do cerrado. Rico em ácidos graxos monoinsaturados que podem reduzir os níveis de colesterol LDL do sangue, além de alta concentração de vitamina A, o pequi é altamente nutritivo, característica comum das PANCs.

  • A primeira vez que estive em Minas Gerais, estávamos falando sobre pratos típicos e me contaram sobre o frango com ora-pro-nobis. Achei o nome um tanto quanto curioso, perguntei o que era e me contaram que ora-pro-nobis era uma folha, que parecia couve. Aceitei. Alguns meses depois, pesquisando e estudando sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais, descobri que essa folha não só pode ser usada no frango, como é uma dos vegetais mais nutritivos e proteicos que se tem notícia. Considerado um superalimento, possui um alto teor de fibras, ferro, ácido fólico, vitamina C, vitamina A, cálcio e proteínas. Além de consumi-la como vegetal, pode-se fazer o chá das folhas, que tem poder depurativo.

Essas plantas comestíveis possuem inúmeros benefícios e costumam ser de fácil cultivo, muitas vezes elas são chamas de “espontâneas” pois surgem sem a necessidade de plantio. Também costumam ser resistentes e adaptáveis.

Inclua PANCs em seu jardim comestível! Assim você agrega valor nutricional e consegue dar uma surpreendida no cardápio 😊

 

Digite aqui o que você procura