Ipê Comestível

Chega agosto e o mundo encantado dos ipês floridos começa a destoar. No cerrado, onde essa árvore é encontrada com mais facilidade, ela vira atração e monopoliza as redes sociais.

Agora, você sabia que as flores dos ipês amarelos, além de lindas e coloridas, também são comestíveis?

Isso mesmo! Essas belezuras podem ser usadas em diversas receitas para não só enfeitar como também para nos nutrir e curar com suas propriedades medicinais. Seu nome científico é Handoanthus chrysptricus e a seguir algumas receitas:

Flores Salteadas: Colha as flores, limpe-as deixando apenas as pétalas. Coloque na panela um fio de azeite, alho, temperos a gosto e acrescente as flores. Mexa um pouco com uma colher, misturando com o tempero. Pode-se acrescentar outros legumes. Servir quente.

Flores Empanadas: Colha as flores frescas e as lave. Bater quatro ovos com sal, orégano e temperos a gosto. Passe as flores na mistura e depois na farinha de rosca. Fritar em óleo quente, escorrer e servir.

Salada com Flores: Em sua salada preferida, decorar com as flores frescas e lavadas, temperadas com shoyo, limão ou seu tempero preferido.

Além das flores comestíveis, sua casca e entrecasca possui propriedades medicinais, ao serem secas ao sol e guardadas em sacos de pano, posteriormente podem até ser transformadas em pó. Dessa forma, pode-se fazer o chá, usado para tratar amigdalites, estomatites, inflamações da gengiva e garganta.

Ipê Amarelo

Árvore de Ipê Comestível Amarelo

Digite aqui o que você procura